quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O sentido das coisas e o sofrimento consciente

No mundo físico, a importância das coisas não é hierarquizada. O que torna valiosa a água é o facto dela ser essêncial para a sobrevivência do ser humano. O que torna valioso o ouro é o valor que o humano lhe deu, devido à sua quantidade. Se ele vos perguntar quem era Ghandhi, por exemplo, a resposta obtida não vai ser uma descrição de Ghandhi no mundo fisico. No mundo fisico são todos praticamente iguais. A resposta vai ser a ideia que a pessoa tem de Ghandhi. Resumindo, vivemos num mundo em que tudo são ideias. Um piano é algo inútil para quem o não sabe tocar, mas algo essêncial e de uma importância extrema para quem o saiba tocar.
Se nos apercebermos que a nossa interacção com as coisas do dia-a-dia é baseada na representação mental que temos sobre elas e o sentido que lhes damos podemos analisar o sofrimento consciente. O sofrimento consciente, é um sofrimento não-físico, ou pelo menos, mais psicológico que físico. O sofrimento consciente depende então do sentido que lhe damos.Depende da importância que lhe damos.
Ele apercebeu-se que não sofre, que nada sofre em si. Sofre com uma ideia de sofrimento e se através de treino e higiene mental eliminarmos esta ideia de sofrimento conseguimos destruir a maior parte dos sofrimentos e minimazar os maiores.

2 comentários:

  1. Tudo o que dizes está a certo até determinado ponto. Lá porque metes na cabeça que uma droga não te vai provocar nada, se a tomares ela vai causar os efeitos que é suposto causar. E o poderes separar a parte física da psicológica ou até a parte em que pensas uma coisa e a parte em que esse mesmo pensamento é seguido à risca é que acaba por permitir a distinção entre o que te afecta mesmo, ou não. O único exemplo que vejo em que realmente podes meter uma coisa na cabeça a 100% e essa concretizar-se, é no amor, mas esse é um gajo estranho, e ainda assim as coisas vêm sempre ao de cima. A tua cabeça anda sempre a brincar, e essas brincadeiras são o teu limite para tudo.

    ResponderExcluir
  2. Sim claro, se tiveres um acidente sofres fisicamente, inquestionávelmente. Se tiveres alterado psicologicamente, como tu falas em drogas, e verdade que te provoca efeitos dos quais nao consegues abstrair a tua mente. Mas, agora, obrigado pela tua ajuda, o sofrimento que eu queria referir é o sofrimento espiritual. É esse que eu me refiro, não-físico, mais psicológico que física mas menos conectado a realidade. Como o te sentires bem, o estar feliz, o sofrer por causa de um amor´eu considero espiritual.

    ResponderExcluir